Orientação Profissional e de Carreira

Jovens que acabam o Ensino Médio precisam fazer uma escolha objetiva, ou seja, optar por um caminho acadêmico/profissional.

“Fazer ou não fazer um curso superior? Ou curso técnico? Ou seria melhor um de tecnólogo? Qual curso fazer? Onde fazer? A escolha que eu fizer será definitiva para toda minha vida?”

Estas, dentre tantas outras, são questões que aparecem corriqueiramente nesta etapa da vida e que, não raro, são fontes de angústia tanto para o jovem quanto para seus familiares.

O psicólogo pode contribuir neste processo de escolha possibilitando um espaço de reflexão sobre a questão, buscando compreender quais os fatores objetivos e subjetivos envolvidos nesta escolha, sinalizando pontos importantes, buscando construir junto com o jovem suas próprias respostas.

Já para pessoas que possuem graduação e que já atuam no mercado de trabalho, mas que gostariam de mudar de área de atuação, a clínica pode igualmente oferecer um espaço para essa reflexão num processo de orientação de carreira, buscando compreender as motivações e os desejos envolvidos, bem como contribuir com a construção de um novo projeto profissional quando for o caso.