Fobias: o que elas restringem?

O que definiria uma fobia? Em termos objetivos, o medo extremo de algo específico (um tipo de animal, um tipo de planta, uma situação específica como altura, falar em público, etc), que muitas vezes leva a comportamentos de evitação do objeto ou de situações e locais que possam levar a entrar em contato com ele.

Este medo, contudo, seria apenas a ponta de um iceberg: ao mesmo tempo que é muito angustiante e que limita a vida do fóbico, por outro lado, impede que outras questões apareçam. Na fobia, em geral, o objeto tomado pelo fóbico acaba concentrando a atenção, sendo um foco na vida da pessoa, embora um foco negativo. Desta forma, a pessoa fica boa parte do tempo concentrada em evitar seu objeto de temor. Isto acaba por impedir que outras questões apareçam. E é só num processo de análise que é possível ir atrás de outras questões. Ou seja, não há intencionalidade em ficar restrita e há um sofrimento do fóbico (tanto por deixar de fazer coisas quanto pelos encontros com o objeto temido), sendo necessário, contudo, buscar uma compreensão mais ampla da pessoa. Sem esta compreensão, limitando-se o tratamento à fobia, o tratamento pode até ter algum sucesso, mas será bem limitado.

O importante num tratamento, como com qualquer outra questão, é falar livremente sobre o que vem a mente. No caso da fobia, pode ser até muito desconfortante ter que falar sobre a própria fobia ou sobre outros assuntos, mas é imprescindível falar livremente, pois é com a cadeia associativa de ideias que será possível trabalhar.

Fiz aqui uma simplificação muito grande de um fenômeno complexo, que envolveria muitos outros elementos, mas que acredito que pode apontar para um início de trabalho com quem tem uma fobia. Pode parecer simples, mas não é.

Reafirmo aqui, contudo, que o autodiagnostico não é recomendável e que um profissional que esteja respaldado por um saber teórico é importante. O psicanalista não apenas ouve, ele também devolve com suas palavras e intervenções algo para a pessoa, cousas que em geral não é possível se ter acesso sozinho. Para mais informações, leia aqui.